quinta-feira, 14 de maio de 2009

A faixa de Moebius



Imagine que você fosse uma formiguinha e que estivesse andando sobre uma fita dobrada, um pouco torcida, e com as duas extremidades coladas. Agora, você como uma formiguinha, poderia andar no lado externo e interno dessa fita sem precisar atravessar nenhum tipo de furo ou transpor sua borda. Você pode não ser uma formiguinha de verdade, mas a tal fita existe e é chamada faixa de Moebius.
A faixa de Moebius é um tipo especial de superfície onde não há lado de dentro ou de fora, ou seja, nela só há um lado e uma única borda que é uma curva fechada. A tal faixa foi descoberta pelo astrônomo e matemático alemão August Ferdinand Moebius (1790-1868).

Para construir a faixa é necessária uma faixa retangular de papel. Quando unimos as suas duas extremidades sem torcê-la formaremos um anel onde teremos um lado de dentro e de fora. Porém, se antes de unirmos as bodas, dermos uma pequena torção na faixa – meio giro ou 180º - teremos construído a faixa de Moebius. Observe como você deve unir as bordas da faixa retangular para formar a faixa de Moebius.




Na Matemática, a faixa de Moebius é um exemplo que chamamos de superfícies não-orientáveis e seu estudo deu origem a um ramo da Matemática que chamamos de Topologia. A Topologia estuda os espaços topológicos e é considerada uma extensão da geometria.
A faixa de Moebius inspirou o artista holandês Mauritus Cornelis Escher (1898-1972) em vários trabalhos que ficaram mundialmente conhecidos. A figura acima, com as formigas, é um dos seus trabalhos.

Alguns artistas ainda se inspiram no faixa de Moebius. Observe a poltrona abaixo desenhada pelo designer Roque Frizzo.



10 comentários:

  1. Gostei muito de saber e perceber que a matemática está presente em nossa vida muito mais do que imaginamos. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A autora fala em "descoberta", mas, na realidade, foi criada pelo matemático em questão. Muitos não sabem a diferença entre descobrir e inventar.

      Excluir
  2. - Parabéns Ammeii o blog ! tá MUIITo LEGALL

    ResponderExcluir
  3. Muito legallll>>>>>>>>>>>>>>>>

    ResponderExcluir
  4. trabalhamos na nossa escola na aula pratica de matematica
    foi otimoooooooo
    muito interressante::::::::::::::::

    ResponderExcluir
  5. sou da escola de referencia é otimoooo
    vi isso na aula::::::::::::::

    ResponderExcluir
  6. tirei 10 no meu trabalho

    ResponderExcluir
  7. Hoje a matemática tem sido tema de assuntos em vários programas na televisão e realmente é curioso oque podemos fazer usando a matemática e ainda mais curioso é o que não conseguimos fazer d maneira nenhuma sem a matemática,realmente não podemos viver sem ela kkkkk

    ResponderExcluir